As duas maiores responsabilidades do Líder de Célula na prática

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”  (João 10.11)

Assim como o nosso bom Pastor Jesus, cada líder de célula deve cuidar bem das ovelhas do Senhor confiadas à sua liderança. Ele deve garantir cuidado, amor, proteção e exercer responsabilidades diante de Deus para com este rebanho. Aqui destacamos as duas maiores responsabilidades de um líder de célula, que são: Orar diariamente pela sua célula e garantir que cada pessoa está sendo bem discipulada. Apesar de simples, essas duas tarefas fazem toda a diferença para que a célula cresça e multiplique de forma saudável. Se essas duas tarefas forem executadas com excelência é inevitável o líder ser bem sucedido em sua célula.

Agora como fazer isso na prática mesmo? O que acontece muitas vezes é que o líder entende a importância dessas duas responsabilidades, mas não as executa completamente. Então segue aqui algumas dicas de como ele pode fazer para cumprir com maior zelo suas maiores responsabilidades.

Como orar pela sua célula todos os dias?

  • Aproveite o seu TSD (tempo sozinho com Deus). Um cristão maduro e compromissado com Deus separa um tempo para orar todos os dias, pelas suas necessidades, para aprofundar o seu relacionamento com Deus, orar pela sua família, trabalho, estudos e ministério. Portanto, aproveite o seu TSD e separe um bom tempo para orar por sua célula e por cada pessoa que o Senhor lhe confiar (Mateus 6.6).
  • Faça uma Lista com todos os nomes dos membros da sua célula e os motivos de oração. Isso irá lhe ajudar a orar com mais eficácia pelos seus liderados, não faça orações genéricas do tipo – “Senhor abençoa minha célula, amém!” – mas faça uma oração profunda pelos membros de sua célula citando nome por nome para que a vida de Deus possa se manifestar na vida de cada pessoa, ore para que eles sejam guardados pelo Senhor e que eles tenham revelação de quem é Cristo Jesus e de tudo o que a Palavra de Deus promete para a vida deles. Clame a Deus, interceda, cada lágrima derramada nesse momento irá causar uma revolução na vida e na família de seus liderados e consequentemente na sua célula.
  • Tire um tempo pra orar em línguas. O apóstolo Paulo investiu muito tempo nessa área como está escrito: “Dou graças ao meu Deus, que falo em línguas mais do que todos vós” (1 Co 14.18). Assim você estará orando segundo a vontade de Deus. Aproveite todo o tempo que você tem disponível para orar em línguas e você verá milagres poderosos de Deus em sua vida (1 Co 14.4, Jo 14.16-17).
  • Ore a Palavra. Na Bíblia encontramos muitas orações que podem ser usadas quando oramos pelos nossos liderados. O apóstolo Paulo nos deixou muitos exemplos disso, como está escrito em Efésios 3.14-21, Colossenses 1.9-12, Filipenses 1.3-5 e 3.9-11.
  • Jejue com frequência. (Mateus 17.18-21) Essa é uma orientação da Palavra para nossas vidas que nos fortalece a orar com mais intensidade e a interceder com mais fervor por nossa célula. Esta é uma obra do reino de Deus e devemos confiar no Espírito Santo para que esta obra possa prosperar.

 

Agora, como garantir que todo mundo está sendo bem discipulado?

  • Você deve ser um modelo de discípulo. Antes de você querer ensinar, você deve aprender. Saiba que suas palavras podem convencer, mas o seu exemplo irá arrastar multidões. Os seus liderados devem perceber claramente que você ama ser discipulado (a), que você honra a vida do seu/sua discipulador (a) e que reconhece com gratidão os benefícios do discipulado na sua vida.
  • Faça um pente fino na sua célula (entrevistas individuais). A melhor forma de você saber se alguém está bem, feliz e satisfeito é perguntando diretamente para a pessoa. Então, como um bom pastor, procure saber como está o estado das tuas ovelhas (Pv 27.23). Não faça isso como um interrogatório procurando culpados, mas com uma conversa amigável, como alguém que se importa e que, por amar aquela pessoa, quer garantir que ela está sendo bem cuidada.
  • Faça relatórios com os nomes das pessoas e seus discipuladores. Faça planilhas, escreva na sua agenda, coloque no seu e-mail, no seu celular, num papel ou cartolina, não importa como, mas faça de uma forma que você possa organizar e visualizar “quem é discípulo de quem” na sua célula. Assim dessa forma você pode até mesmo visualizar quem são as pessoas que precisam ser discipuladas e quem são as pessoas que podem ser os discipuladores em potencial. Dica: esse relatório pode ser a mesma folha que você usará no seu TSD para orar pela sua célula.
  • Fale sobre a visão de discipulado na célula. Sempre na sua célula você deve separar 5 minutos para falar da visão. Em um desses momentos aproveite para falar sobre o que é e os benefícios que temos pra nossas vidas através do discipulado. Você também pode, uma vez por mês, pedir a alguém para contar o seu testemunho sobre a importância do discipulado na sua vida.
  • Acompanhe o processo de crescimento de cada membro de perto. Você deve acompanhar bem de perto todos, sabendo que cada pessoa tem um ritmo diferente, mas todos devem caminhar no mesmo propósito e passar pelo mesmo processo até Cristo ser formado em cada um. Atenção! Sempre tenha um cuidado especial com os novos convertidos e providencie um (a) discipulador (a) o mais rápido possível para cada pessoa.

Tenha certeza de algo: Deus quer usar sua vida querido líder e se tão somente Ele ver o amor que você tem pelas almas e o cuidado que você tem com a sua célula, você pode ter certeza que Ele mesmo fará questão que você cuide de mais e mais pessoas, pois Ele confiará em você. Faça seu trabalho com muito zelo e amor sabendo que tudo o que você fizer não será em vão e Deus te honrará fazendo sua célula crescer e multiplicar.

Por Adeilson Lages

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s