Qualidades necessárias em um líder de célula (Parte 1)

istock_bible-study-group3-200x133

Nessa série, dividida em três partes, abordaremos qualidades importantes na vida de um líder de célula bem sucedido.

Não entendemos que os líderes de células são apenas aqueles irmãos que cuidam de um grupo de 10 ou 14 pessoas durante a semana. Líderes de células são todos aqueles envolvidos no processo. Desde o pastor titular, que cuida da igreja toda, passando pelos pastores auxiliares, todos são líderes de células, ainda que em funções de supervisão ou quaisquer outras que o processo exija.

Compreensão e comprometimento com os princípios espirituais

1 Timóteo 3.6 e 5.22 afirmam que os líderes da igreja não deveriam ser neófitos na vida cristã. Isto significa que os líderes espirituais devem compreender bem as Escrituras e ter suas próprias experiências com ela.

Relacionamento crescente com Jesus

Não basta ter conhecimento, informações, ter dons e habilidades natos para influenciar e liderar pessoas. Se um líder quer ser um modelo de crescimento  espiritual, isso deve primeiro ser uma realidade na sua própria vida.

Disposição para ajudar as pessoas

O líder se dedica a alcançar os membros do grupo e demonstrar preocupação amorosa por suas tristezas, alegrias e necessidades pessoais. Ele é movido por íntima compaixão, assim como o era Jesus. Ele não fica indiferente às necessidade das pessoas, sejam de dentro sejam de fora, e isto é determinante para a conquista e manutenção de novas e antigas pessoas.

Paixão pela conquista de almas para Cristo

A razão número um para a existência da igreja é levar pessoas a Jesus. Como a célula é a igreja, o mesmo se aplica à razão de sua existência. O líder de célula deve estar cheio, impulsionado por este desejo ardente queimando em seu coração.

Ser um estudante da Bíblia

O líder do grupo precisa gostar de estudar e aprender sobre as Escrituras continuamente. Ele não pode depender somente das folhas prontas e roteiros que lhe dão nos treinamentos de líderes ou nas reuniões como o supervisor. Um líder não pode dirigir um estudo da Bíblia se ele não estuda por si mesmo. Não pode apenas pegar estudos prontos e repassá-los, alimentar-se  e alimentar sua célula com os famosos delivery ou drive thru: as mensagens pontas da internet.

revista_mda_05 (1)

Extraído da Revista MDA Ano II – Nº 05/2014. Texto de Ivanildo Gomes, pastor adjunto na Igreja da Paz Fortaleza, diretor da Escola Ministerial Paz – EMP, e editor literário da Revista MDA e da MDA Publicações.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s