Qualidades necessárias em um líder de célula (Parte 3)

Nessa terceira e última parte, abordamos os estilos de liderança.

Existe um estilo de liderança?

Tradicionalmente, há quatro estilos de liderança: Autocrático,  Autoritário, Democrático e o que não intervém ou Permissivo.

  • Um líder autocrático é dominante e é ditatorial

Ele procura ter o controle total, com frequência toma decisões unilateralmente e não leva em consideração o ponto de vista dos outros. Para ele os membros são apenas ouvintes e seguidores.

  • Um líder autoritário tem uma direção definida em mente, mas está aberto às ideias dos outros. 

Ele normalmente tem um forte controle, mas ainda assim os membros estão ativamente envolvidos na discussão das ideias e objetivos do líder. Ele está aberto para modificações baseadas nas ideias do grupo, mas, normalmente, não muda seus objetivos pessoais para o grupo. Este tipo de líder usa seu poder para envolver os outros.

  • O líder democrático é centralizado no grupo, e partilha o controle com a célula. 

Ele valoriza a capacidade e opiniões dos outros. Este estilo de liderança cria um senso de segurança na célula. Todas as regras, alvos, e metas são um assunto para discussão da célula, e o objetivo do líder é obter a participação da célula.

  • O líder que não intervém, ou permissivo é aquele que simplesmente deixa as coisas acontecerem, é passivo. 

Há um controle mínimo nas mãos do líder. Os membros dirigem as reuniões da célula. O líder não se prepara, por isso deixa as coisas acontecerem. Ele aparenta estar passivo e não parece se importar com nada. Este estilo proporciona fragmentação e fortalece e indecisão.

  • Qual destes estilos tradicionais é o melhor? 

Quase todos concordariam que cada estilo tem seu momento, local, e uso, mas a maioria das pessoas iria preferir o estilo democrático.

  • Existe outro tipo de liderança que poderíamos utilizar?

O estilo de liderança de serviço está baseado em Lucas 22.25-26. “Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve”.

  • Um verdadeiro líder é aquele que ganha o respeito e a lealdade pela maneira como trata as pessoas. Veja como são os líderes que servem:
  1. Não impõem sua vontade;
  2. Não tentam manipular politicamente para prevalecer sua vontade;
  3. Não “passam por cima das pessoas”, ou deturpam a verdade para alcançar seus próprios propósitos;
  4. Os líderes que servem colocam os desejos e necessidades dos outros em primeiro lugar;
  5. Eles conquistam o respeito por causa da sua sinceridade, comprometimento, honestidade, amor, e pelo desejo de ajudar os outros a se desenvolverem.

Fazendo assim, certamente sua igreja e sua células crescerão e alcançarão o pleno propósito de Deus para suas vidas. Sua igreja crescerá e fará infinitamente mais do que já fez em qualquer outro tempo, pois o Espírito Santo está capacitando os leigos para ajudar em todo o processo de crescimento e multiplicação.

revista_mda_05 (1)

Extraído da Revista MDA Ano II – Nº 05/2014. Texto de Ivanildo Gomes, pastor adjunto na Igreja da Paz Fortaleza, diretor da Escola Ministerial Paz – EMP, e editor literário da Revista MDA e da MDA Publicações.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s