O Modelo de Atos dos Apóstolos

Ao olhar para o modelo de amor e cuidado apresentado no capítulo 2 do livro de Atos nós vamos encontrar algumas características bem óbvias.

Enquanto eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, havia o componente do amor, do cuidado, da atenção para com todos. As células não podem ser apenas um grupo de estudo bíblico, pois isto pode afastar as pessoas.

As células de Atos 2 não eram meramente grupos de oração. A oração é extremamente importante e essencial, mas as células não podem ser apenas para intercessão e clamor.

A comunhão íntima era muito importante, mas havia muito mais que isto naqueles grupos. A comunhão deles era de um tipo mais profundo.

Laços íntimos e entranhados de relacionamentos e comunhão aconteciam ali. O senso decomunidade era palpável. Os membros sentiam que eles pertenciam uns aos outros, e manifestavam cuidado e compartilhamento de maneiras práticas. O cuidado pastoral real era extensivo a todos. Eles prestavam conta uns aos outros; valorizavam a família e o grupo.

Do Pentecostes até o capítulo 8 do livro de Atos a igreja cresceu exponencialmente. Mesmo assim a Bíblia não mostra que eles tinham grandes problemas de logística, de acomodar o número crescente de pessoas sendo salvas. Como isto era possível?

Você não encontra, em nenhuma das epístolas de Paulo, de Pedro ou de João, eles levantando fundos para ajudar a construir uma grande basílica ou catedral em Jerusalém, porque havia milhares de pessoas. Mas você encontra Paulo levantando coletas para socorrer os irmãos pobres da Judeia. Você encontra Paulo, Pedro e João exortando ao amor, à comunhão, ao cuidado mútuo, à santidade e à multiplicação. Você encontra Paulo abençoando e elogiando o trabalho dos “líderes de célula”e “supervisores” que labutavam na obra do Senhor.

Os crentes do primeiro século se reuniam constantemente nos lares (Atos 2.46-47). Eles não estavam limitados pela necessidade de construir muitos prédios ou realizar muitos cultos seguidos em um prédio só. Paulo disse que ele tinha proclamado o evangelho publicamente e de casa em casa (Atos 20.20). Seus cooperadores Priscila e Áquila tinham um grupo desses que se reunia na casa deles (Romanos 16.3-5).

3D Livro Igreja em Acao

Extraído do Livro “Igreja em Ação: Desejos e Perspectivas” – Ivanildo Gomes, MDA Publicações, 2011.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s